O Urologista é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, o urologista trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres.
O urologista, também, diagnostica e trata doenças relativas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e são responsáveis por produzir os hormônios cortisol e adrenalina.
Além disso, o urologista cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.
Quais doenças são tratadas por um urologista?
Como o urologista é o médico destinado a tratar do sistema urinário, tanto do homem, quanto da mulher, fica responsável por diagnosticar e tratar os seguintes casos de:
Infecções e inflamações em todo o trato urinário;
Cálculos renais;
Cânceres no sistema urinário
Incontinência urinária.
Já em relação ao sistema reprodutor masculino, o urologista é responsável por diagnosticar e tratar:
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
Fimose;
Ejaculação precoce;
Impotência sexual;
Curvatura peniana;
Infertilidade e
Tumores que acometem o sistema reprodutor masculino.
Como é feito o diagnóstico por um urologista?
Por tratar diversas doenças, o urologista pode utilizar diversos exames para realizar um diagnóstico preciso, além do exame clínico. Os principais mais comuns são:
Hemograma: para avaliar os parâmetros bioquímicos relacionados ao trato urinário, como creatinina, ureia, ácido úrico e contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA;
Exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética;
Espermograma;
Biópsia vesical;
Fluxometria;
Uretrocistoscopia;
Exame de toque retal.
No entanto, cabe ao urologista avaliar cada caso e decidir quais exames são necessários para chegar a um diagnóstico conclusivo.
Três sinais que indicam a necessidade de procurar um urologista
Embora seja fundamental visitar regularmente um urologista, alguns sinais indicam que essa consulta deve ser antecipada, a presença desses sinais sugere que você deve procurar imediatamente um urologista: dores; sintomas urinários e sintomas dos órgãos reprodutores masculinos.
Para um urologista, sentir dor em determinadas regiões podem indicar diversos problemas, tanto em homens e quanto em mulheres:
Dor na região lombar: pode indicar problemas nos rins, como cálculo renal, pielonefrite ou tumor;
Dor abdominal: pode sugerir infecções, cálculo renal e, até mesmo, um tumor;
Nos homens:
Dor no pênis: pode sinalizar infecções, traumas e DST’s;
Dor nos testículos ou no epidídimo: é um alerta para varicocele, inflamações, cisto ou tumor;
Alguns sintomas urinários gerais podem indicar a presença de infecção, inflamação, lesões renais ou, até mesmo, um tumor. Em homens e mulheres:
Desconforto ao urinar;
Gotejamento;
Incontinência urinária;
Presença de sangue na urina;
Aumento da frequência urinária diurna e noturna;
Diminuição do fluxo urinário.
Quando há sinais de infecções e outros problemas no sistema reprodutor masculino, os sintomas que indicam a necessidade de procurar um urologista são:
Impotência sexual;
Ejaculação precoce;
Diminuição da libido sexual;
Desconforto durante a relação sexual;
Ausência de orgasmo;
Sangue no esperma;
Verrugas penianas.
Por isso, ao identificar qualquer um desses sintomas, procure imediatamente um urologista e faça uma investigação com o profissional para compreender de onde vem o desconforto.
Lembre-se que a consulta ao médico, logo ao identificar os primeiros sinais, evita possíveis complicações de qualquer que seja o problema.