Hoje a Clínica de Saúde Totus disponibiliza dois tipos de exames que são essenciais para verificar a saúde a atividade do coração e que auxiliam o médico Cardiologista numa melhor condução e abordagem do seu paciente.
Eletrocardiograma
O Eletrocardiograma também é chamado de ECG ou eletrocardiografia. É um exame que avalia a atividade elétrica do coração por meio de eletrodos fixados na pele. Através desse exame, é possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto.
A partir disso, pode-se diagnosticar a existência de vários problemas cardíacos. Como por exemplo:
Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia) sejam por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo;
Aumento de cavidades cardíacas;
Patologias coronarianas;
Infarto do miocárdio;
Distúrbios na condução elétrica do órgão;
Problemas nas válvulas do coração;
Pericardite – Inflamação da membrana que envolve o coração;
Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
Doenças que isolam o coração – derrame pericárdico ou pneumotórax;
Infarto em situações emergenciais;
Doenças genéticas;
Doenças transmissíveis (Doença de Chagas).
O eletrocardiograma também pode ser usado para verificar a saúde do coração quando outras doenças ou condições estão presentes, tais como:
Pressão alta ou hipertensão;
Colesterol alto;
Tabagismo;
Diabetes;
Histórico familiar de doença cardíaca precoce.
Além disso, o exame também pode monitorar se dispositivos mecânicos implantados no coração estão funcionando, tais como marca-passos, e se o uso de determinados medicamentos está causando efeitos colaterais no coração.
Esse exame também é comumente solicitado na avaliação pré-operatória.
Para realizar um eletrocardiograma, não há muitos pré-requisitos. Além de se dirigir à unidade com toda a documentação e no horário agendado, o paciente deve informar quais medicações está fazendo uso, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado do exame. No mais, o paciente deve observar a lista de contraindicações do exame.
PREPARO DO EXAME ECG.
Alguns preparos simples podem ser solicitados através do agendamento online. Como por exemplo:
O paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, já que alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;
O exame não deve ser feito com joias no pescoço, braços ou pulso;
Para homens com muitos pelos no tórax, pode ser necessário cortá-los;
Também não é recomendado praticar exercícios físicos momentos antes do exame, pois pode alterar o nível do batimento cardíaco.
CONTRAINDICAÇÕES
Apesar de não haver contraindicações, o resultado do exame pode não ser confiável em caso de pessoas que não conseguem ficar paradas, como por tremores ou Parkinson, por exemplo. De maneira geral, qualquer pessoa pode realizar o exame, incluindo gestantes ou lactantes.
Tempo de duração
O eletrocardiograma geralmente leva de 5 a 10 minutos para ser concluído.
PERIODICIDADE DO EXAME
O exame deve ser executado periodicamente, dependendo da faixa etária e do sexo biológico. Mulheres a partir dos 50 anos e homens a partir dos 40 anos devem fazer o ECG padrão anualmente. A partir dele pode ser recomendado o teste de esforço, caso necessário, como para indivíduos que pretendem começar a se exercitar na academia. O eletrocardiograma também pode ser requisitado em exames admissionais e demissionais para trabalhadores.
Mapa
O QUE É E PARA QUE SERVE O EXAME MAPA?
A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é um exame que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais e também durante o sono.·.
O QUE É MAPA 24 HORAS?
É um exame que pode fazer parte da lista dos exames de check-up, este consiste na instalação de um aparelho no paciente, cujo objetivo é monitorar a pressão arterial a cada 20 minutos durante 24 horas seguidas.
Para realizar o exame, é instalado um manguito para medida da pressão arterial no braço do paciente. Esse manguito é acoplado a um pequeno gravador, que fica na cintura ou em uma pequena bolsa.
O manguito deve ser sempre colocado no braço. Não existe validação para medição da pressão arterial em outros locais.
Além do check up, o exame costuma ser indicado nos seguintes casos (entre outros):
Suspeita de hipertensão;
Avaliação do tratamento da hipertensão;
Avaliação de sintomas possivelmente relacionados às alterações da pressão arterial.
É um exame muito simples, que consiste apenas na instalação do equipamento no braço do paciente, onde permanecerá por 24 horas. Após esse período, o paciente deverá retornar ao laboratório para retirar o aparelho de monitoramento.
É importante que o paciente mantenha suas atividades rotineiras, para que seja possível obter o melhor resultado do exame.
MAPA 24H NECESSITA JEJUM?
Não é necessário jejum para realizar o MAPA.
QUANTO TEMPO DEMORA O RESULTADO?
O tempo para o MAPA ficar pronto varia de 4 a 7 dias.
CONTRAINDICAÇÕES PARA REALIZAR O MAPA
O MAPA pode apresentar limitações em pacientes que apresentem arritmias cardíacas frequentes e parkinsonismo acentuado, pela dificuldade na leitura da pressão arterial. Em pacientes com inchaço no braço, mastectomia ou fístula para diálise bilateralmente, o exame não deve ser realizado.
PERIODICIDADE DO EXAME
A periodicidade do exame deve ser definida por um médico especialista, dependendo de cada caso.
PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O EXAME MAPA:
EXAME MAPA PODE TOMAR BANHO?
Não se deve tomar banho, pois o manguito não deve ser retirado do braço e o gravador não podem molhar.
O PACIENTE PODE DIRIGIR DEPOIS DO EXAME?
Sim. O ideal é que o paciente siga sua rotina normalmente, mesmo com o aparelho no braço.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE O HOLTER E O MAPA?
O exame Holter consiste em registrar a atividade elétrica do coração e suas variações no período de 24 horas, para detectar eventuais arritmias.
Já o MAPA é utilizado para monitorar a pressão arterial e suas variações em 24h.
PODE TIRAR O APARELHO DO MAPA PARA TOMAR BANHO?
Não, o aparelho deve ser instalado e desinstalado por profissionais especializados.
COMO DORMIR COM O APARELHO DE MAPA?
O paciente deverá dormir do lado contrário que está instalado o aparelho, pois isso pode afetar o procedimento e incomodar o paciente.
QUAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MAPA DEVEM cOLOCAR NO DIÁRIO?
O diário de atividades fornecido ao paciente, deverá ser preenchido com os horários em que dormiu, acordou, comeu e também com eventuais sintomas e atividades.
PODE-SE FAZER HOLTER E MAPA NO MESMO DIA?
O exame Holter e o MAPA podem ser feitos simultaneamente, utilizando-se apenas um gravador que registra o ritmo cardíaco e a pressão arterial. Entretanto, a presença de dois equipamentos pode potencializar o desconforto do exame.